Adriana de Oliveira Lima
Psicóloga | CRP-06/181381
Psicoterapia
O que é terapia?
A psicoterapia é um processo de olhar para seu próprio mundo interno intermediado por um profissional capacitado para facilitar e proporcionar um local seguro para a livre expressão da pessoa, isto é, ser escutado sem julgamento ou preconceito e com a garantia de sigilo. Desta forma, a partir do autoconhecimento, a pessoa ganha possibilidades de ressignificar situações e a agir com maior autonomia.
Quando procurar terapia?
A busca por psicoterapia pode acontecer desde o simples desejo de se conhecer melhor até devido a um diagnóstico de uma doença mental, no entanto é sempre quando a pessoa percebe que não está conseguindo ou está difícil de lidar sozinha com o seu incômodo.
Algumas outras situações:
-
Baixa autoestima e autoconfiança
-
Mudanças constantes de empregos sem uma justificativa conhecida
-
Conflitos difíceis com familiares
-
Dificuldade de lidar com a timidez
-
Sentimento de perda de sentido
-
Tristeza profunda ou persistente
​
Tem mais dúvidas sobre terapia? Clique aqui para ler mais sobre
Terapia Online
A psicoterapia na modalidade online é para pessoas que possuem conexão com a internet e um local privativo para realizar as sessões. Ocorre por vídeo chamada através do Google Meet. A sessão tem duração de 50 minutos, podendo ser semanal ou quinzenal.
Orientações para sua sessão online:
-
Estar num cômodo isolado e iluminado, onde você se sinta segura que outras pessoas não possa ouvir o que está sendo dito e que não haja interrupção de outras pessoas ou barulhos altos
-
Deixar o celular no silencioso ou com notificações desativadas
-
Estar com acesso a internet
-
Utilizar fone de ouvido
-
Estar com o carregador do dispositivo que irá utilizar por perto (computador ou celular)
Orientações para a segurança da sua sessão:
-
Não utilize computadores públicos
-
Utilize antivírus
-
Utilize senhas fortes e não compartilhe elas
Minha abordagem psicoterapêutica
Minha abordagem de trabalho é proporcionar uma atmosfera de aceitação e compreensão para que a pessoa perceba que a partir de quem ela é, ela é capaz encontrar soluções para suas queixas. Como diz Carl Roger, “O paradoxo curioso é que, quando me aceito como sou, posso mudar”.
Ética profissional
O trabalho da psicóloga é pautado pelo Código de Ética Profissional da Psicologia que garante a adequação da relação com clientes e assegura o padrão de conduta conforme valores sociais relevantes.