Perguntas iniciais sobre terapia
- adrianalima.psico
- 14 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de jul. de 2022
Você acha que precisa fazer terapia? Saiba mais como a psicologia pode te ajudar!

Terapia é para louco?
Bom, primeiramente, o que seria louco? Entendo como muitos que seria uma pessoa com o diagnóstico de alguma doença mental, e sim essas pessoas geralmente precisam de terapia. Mas, se por acaso, você estiver, por exemplo, sofrendo em um relacionamento ou no trabalho, ou estiver com dificuldades em seguir com a sua vida após a perda de um parente querido. Esses também são motivos para fazer terapia e que normalmente não são considerados socialmente uma loucura. Então resumindo, terapia é para quem não está conseguindo resolver determinado “problema” sozinho.
Contudo, tenho que dizer que este grau de consciência de que “eu posso ter uma doença mental” ou “eu não consigo resolver o meu problema sozinho” não é simples, porque geralmente estamos acostumados com a situação e não conseguimos imaginar que existe uma maneira diferente de viver.
Mas e se as pessoas acharem que sou louca porque faço terapia?
Ultimamente, com a internet e a pandemia, assuntos sobre saúde mental estão em mais evidência, o que diminui o preconceito com a terapia. Contudo, tenho que te dizer que acredito que apenas quem já viveu a experiência de estar com outra pessoa para apenas falar de si mesmo, buscando se compreender melhor, irá saber o quanto é corajoso o ato de fazer terapia. E sim, não acredito que a terapia seja para todos, porque ela é basicamente a busca do bem-estar através do enfrentamento do problema.
Vale a pena gastar com isso?
Como psicóloga e como pessoa que faz terapia, eu digo que sim. Mas, como dito por Luiz Teixeira no livro referência deste texto, somente vale a pena se você acreditar que vale. A terapia realizada por uma psicóloga é baseada em ciência, ou seja, possui um método para chegar num resultado. Resta saber se é este o resultado que você deseja, porque a terapia não irá dizer o que você deve fazer e nem irá te transformar em quem você quer ser. A terapia é um processo que te capacita a saber melhor quem realmente você é e te garante autonomia para tomar as suas decisões. Então, sugiro que as expectativas sejam expostas no início da terapia para amenizar possíveis frustrações.
Vou ter que me expor na terapia?
Na minha abordagem de trabalho, a pessoa traz o assunto que ela quiser falar naquele momento e geralmente é trabalhado os sentimentos que tal assunto ou situação gera nela. Caso a pessoa não saiba o que sentiu sobre tal acontecimento ou se não quiser aprofundar no assunto, nada é forçado porque cada pessoa tem um ritmo. Porém, devo ressaltar que o ambiente da terapia é acima de tudo um ambiente de acolhimento, ou seja, tudo aquilo que frequentemente é julgado pelas demais pessoas, ali é o momento para ser ouvido sem julgamento. E você irá perceber ao longo das sessões, a postura de uma terapeuta de não julgar.
A terapeuta é uma pessoa melhor do que eu?
Absolutamente, não. A terapeuta é uma profissional que através dos seus estudos, prática e ética consegue te ajudar a lidar com as suas queixas de forma a sempre buscar o seu benefício. É uma pessoa capacitada para olhar as suas questões com uma visão mais ampla.
Tem mais perguntas sobre terapia? Entre em contato comigo através do botão abaixo
Referência:
Por que fazer terapia? de Luiz Carlos de Freitas Teixeira - Capítulo V - As resistências à ajuda psicoterapêutica.
Comentarios